O
Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Professor Darcy Araújo desde 2009 é uma escola de tempo integral. Está localizado à Av. Nossa Senhora de
Fátima S/N bairro de Fátima, Teresina-PI. Funciona 9 horas diárias somando um
total de 45 horas semanais, com turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Nossa filosofia é fundamentada na Pedagogia da Presença, que se fundamenta na afetividade, na solidariedade, na fraternidade e na resiliência, com foco na valorização de uma relação mais próxima entre professores e alunos, bem como, entre todos os atores do espaço escolar; e no Protagonismo Juvenil, que define o aluno como sendo principal ator do seu processo educativo e da sua própria história de vida, com vistas a torná-lo um cidadão emancipado.
O modelo do projeto da Escola de
tempo Integral tem como objetivo buscar uma educação “que garanta atenção e
desenvolvimento integral às crianças, aos adolescentes e jovens, sujeitos de
direitos, que vivem uma contemporaneidade marcada por intensas transformações e
exigências crescentes de acesso ao conhecimento, nas relações sociais entre
diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição
dos efeitos das mudanças em nível local, regional e internacional. Ela se dará
por meio da ampliação de tempo, de espaço e oportunidades educacionais que qualifiquem o processo educacional e
melhorem o aprendizado dos alunos. Não se trata, portanto, da criação ou
recriação da escola como instituição total, mas da implicação e da articulação
dos diversos atores sociais que já atuam na garantia de direitos dessas
crianças e jovens na co-responsabilidade por uma formação integral.
Nesse sentido, a gestão do CETI
Professor Darcy Araújo acredita ser necessário um trabalho pautado nos princípios da
diversidade, pois alcançar e dar conta da multiplicidade de sujeitos que
demanda pelos serviço escolar não é
tarefa fácil, o desafio aqui é a sensibilização dos nossos profissionais pelo
olhar acolhedor, ao destoante, ao discordante, ao divergente; gestão
democrática, que se caracteriza pela garantia do acesso e permanência do aluno
na escola num e pela participação e controle social da comunidade, garantida
por meio do conselho escolar. Para tanto, há de se construir novos mecanismos
de publicidade, qualificar a atuação do
conselho escolar, de forma regulamentada e sistematizada; atenção às
famílias e comunidade, que se dá a partir de uma perspectiva de formação e atenção
ao usuário, com vistas a melhorar a integração escola x família e por fim,
referência em serviços, pois para além dos índices de aprovação / reprovação,
por vezes maquiados, a escola precisa definir percursos que assegurem que os
índices traduzem práticas efetivas de excelência em todos os serviços que oferece, onde cada agente do processo
educativo seja treinado, subsidiado e responsabilizado no seu fazer. Trata-se
da profissionalização dos atores envolvidos.
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